Rádio Canção Nova

quinta-feira, 21 de julho de 2011

o VERDADEIRO JEJUM - Isaias - 58




TEMA MAIS UM JOELHO DOBRADO NO CHÃO DO QUE UM EXÉRCITO BEM ARMADO, O  INFERNO TREME QUANDO JEJUAMOS ,
PORQUE MORTIFICAMOS A CARNE  E FORTALECEMOS O NOSSO ESPÍRITO. 


Leitura do livro do profeta Isaías.
O que significa o jejum e como jejuar? 
Assim fala o Senhor Deus: 1Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó.
2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus:
3′Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignoraste, quando nos humilhávamos?’ - É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados.
4É porque ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu.
5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: - quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição?
7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’.
Palavra do Senhor.

É através do jejum que o homem mostra a Deus a sua dependência e imensa necessidade de ajuda. No livro de Esdras 8:21 está documentado que o escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés, proclamou um jejum junto ao rio Ava, para se humilhar juntamente com todo o povo diante de Deus, com o objetivo de pedir um caminho seguro.
A Palavra de Deus orienta em Mateus 6:17-18 que quando o homem for fazer um jejum, deve ungir a cabeça, e lavar o rosto, para não parecer que está jejuando. Mas que o Pai, que vê em secreto, recompensará. 
Isso significa dizer que a pessoa que está jejuando deve ser discreta e de maneira alguma sair falando para os outros no intuito de aparentar ser alguém espiritual. Isso é vaidade.
O jejum pode funcionar como um simples regime alimentar. A Bíblia documenta em Daniel 10:2-3 “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.”
Quando alguém pensa em fazer um jejum, a primeira coisa a ser definida é o objetivo do jejum. Pode ser por uma renovação espiritual, por uma cura, pela solução de um problema, forças para enfrentar uma situação difícil. O jejum é uma arma valiosa na mão do cristão, pois é através dele que o servo fica mais sensível a escutar a voz de Deus.
Jesus não aboliu o jejum, ao contrário, no livro de Mateus 6.16-18; 9.14,15), o mestre alerta para a questão de quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam.
Algumas coisas importantes devem ser avaliadas antes de começar a jejuar. A 
duração do jejum deve ser avaliado com sabedoria, e a direção de Deus. Pessoas que não estão acostumadas a jejuar com freqüência, não devem fazer jejuns prolongados. A escolha do jejum pode ser feita a partir da abstinência de uma refeição, ou de um dia, ou uma semana, várias semanas, ou até mesmo quarenta dias.
A direção de Deus é imprescindível já que é Ele quem põe o desejo no coração do homem de que tipo de jejum deve ser adotado: de água, apenas, ou de água e sucos; de comida; de ambos, enfim.
Outro fator importante é de quais atividades a pessoa irá abdicar e quanto tempo dedicará à oração e à leitura da Bíblia.
A preparação espiritual também é muito importante; pecados não confessados certamente
anulam as orações.
Se uma pessoa faz uso de alguma medicação ou tem alguma enfermidade, é importante consultar o médico antes de iniciar o jejum.
O corpo deve ser preparado com pequenas refeições antes de começar o jejum. Alimentos de alto teor de gordura e açúcar devem se evitados. Se o jejum for longo, é aconselhável a ingestão de frutas e verduras cruas por 2 dias antes de começá-lo e as atividades devem ser limitadas. A cefaléia é comum na retirada de café e açúcar.
http://ministrosdaalegria.files.wordpress.com/2009/10/biblia2.jpg?w=240&h=160
Jejum é abstinência de alimento    durante algum tempo.
Há diferença entre:
JEJUM RITUAL: praticado    regularmente, com objetivos    ritualísticos, característica da lei e prática judaica e de outras religiões:Levítico 16:29-31.
JEJUM ESPONTÂNEO: sempre acompanhado de orações, tendo somente objetivos especiais. É sempre secreto: Mateus 6:18. Na Bíblia, o jejum espontâneo tem os seguintes objetivos:
1) Honrar a Deus: Isaías 58:3-7, Mateus 6:18
2) Humilhar-se perante os juízos divinos: Salmo 35:13, 2 Samuel 12:16, Neemias 9:1-3, Joell 2:12
3) Como período de preparação para as batalhas espirituais: Mateus 4:1-3, 17:21.
CARACTERÍSTICAS DO JEJUM BÍBLICO ESPONTÂNEO:
1) Quebrantamento: Salmo 69:10, Neemias 9:1
2) Reservado e secreto: Mateus 6:18
3) Com um (ou mais) dos 3 objetivos: honrar a Deus, humilhar-se e preparar-se
4) Sempre acompanhado de orações: Salmo 35:13, Atos 13:3
QUAL O PERÍODO DO JEJUM ?
Indeterminado, podendo ser por um pequeno período. O que importa não é sua extensão, mas suas características bíblicas. Exemplo: Daniel 9:3-19.
PORQUE O JEJUM É SECRETO ?
Para evitar qualquer orgulho e hipocrisia. O fariseu deu mau exemplo, ao declara em público seu jejum: Lucas 18:9-14. Lembre-se, humildade é um grande princípio Cristão, que nós devemos seguir.
PODE-SE BEBER DURANTE O JEJUM ?
É necessário, para evitar desidratação. A maioria dos jejuns bíblicos era somente de alimento. O jejum de Jesus no deserto foi somente de alimento: Mateus 4:2 (“teve fome”, não se menciona a sede).
O JEJUM É SÓ DE ALIMENTO ?
Recomenda-se abster-se de televisão, relações conjugais e outras distrações. É preferível um pequeno período de jejum completo do que um grande período cheio de “atividades”, sem alimentação, pois o grande objetivo é encontrar-se com Deus! Como pode ter seu encontro com Ele cuidando do seus afazeres? Isso só vai debilitar o seu organismo.
TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM ?
Sim, todo Cristão deve passar por essa experiência magnífica de restauração espiritual, e de humilhação perante o Criador, Deus do Universo, Deus que deve ser o Senhor de nossas vidas. Porém aqueles que não tiverem condições físicas para isto, cuide-se para um dia estar preparado para um bom jejum. Jejuar não é obrigação, mas um recurso espiritual. Observe que Jesus não jejuava sempre: Mateus 9:14-15, Lucas 5:33-35.
O MAIOR JEJUM
Pegue sua cruz e carregue seguindo a Cristo, o maior jejum é abster-se de nossa natureza pecaminosa a cada dia, e alcançar a natureza, o caráter de Cristo, esse é o meio de nos salvarmos, sendo semelhantes a Cristo, largando de uma vez por todas nossos desejos carnais, subindo cada dia mais os degraus da salvação.